CulturaDesportoEconomiaNazaréOcorrênciasPolíticaRegionalSociedade

Local

Congresso do Mar começa durante o fim-de-semana Cientistas e investigadores PARTIR DA base cultural das comunidades litorais para prosseguir estratégias de desenvolvimento económico sustentado, tendo por recurso fundamental o mar, é a principal linha condutora dos três dias de trabalhos do Congresso do Mar, que decorrerá na Nazaré, de 31 de Março a 2 de …

Congresso do Mar começa durante o fim-de-semana

Cientistas e investigadores

PARTIR DA base cultural das comunidades litorais para prosseguir estratégias de desenvolvimento económico sustentado, tendo por recurso fundamental o mar, é a principal linha condutora dos três dias de trabalhos do Congresso do Mar, que decorrerá na Nazaré, de 31 de Março a 2 de Abril. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, pela Capitania do Porto da Nazaré e pelo Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso, reunirá no Cine-Teatro local dezenas de conferencistas, com reputação firmada nas mais diversas áreas de investigação e conhecimento, provenientes de Portugal, Espanha, França e Estados Unidos da América. Ao longo dos três dias de Congresso, serão analisadas as mais recentes abordagens em temas tão diversificados como a cultura marítima, a arqueologia subaquática, pesca e portos, a investigação biológica e oceanográfica, as energias renováveis, o turismo e lazer, a comunicação e a educação ambiental, entre muitos outros.

 Manuel António Sequeira

Notícia completa na edição impressa


Nova sede para o Tribunal da Comarca pode estar para breve

Provisório há doze anos

A RESOLUÇÃO do novo espaço para o Tribunal da Comarca da Nazaré pode estar por dias. A garantia foi dada pelo chefe do executivo nazareno Jorge Barroso, que admite ter em mãos várias propostas tendentes à transferência do tribunal para um local mais consentâneo com a realidade da Nazaré, mas que por questão de ética ainda não pode avançar com mais pormenores. O Tribunal da Nazaré, situado da Rua Adrião Batalha, funciona provisoriamente naquele lugar desde o dia da inauguração a 17 de Setembro de 1993. Aquela infra-estrutura deixou de responder às solicitações da vila há muito tempo, a ponto de ter que recorrer a outras salas para dar lugar a julgamentos com maior número de arguidos. O edifício foi inaugurado no Governo de Aníbal Cavaco Silva e contou com a presença do então ministro da Justiça, Álvaro Laborinho Lúcio.

 Manuel António Sequeira

Notícia completa na edição impressa


Cheira bem, Cheira a Nazaré Florida
Júlia das Flores bisa

O CONCURSO Nazaré Florida decorreu desde o dia vinte cinco de Março até ao passado dia vinte sete e contou com quinze inscrições. Esta iniciativa já com quatro edições é uma organização da Câmara Municipal da Nazaré (C.M.N.) com colaboração da Associação dos Comerciantes Serviços e Industria da Nazaré (A.C.I.S.N.) e Região de Turismo Leiria/Fátima. Foi um concurso aberto a todos os habitantes e comerciantes do concelho da Nazaré onde a beleza e a criatividade foram os factores soberanos.

 Mafalda Antunes

Notícia completa na edição impressa


Páscoa animada com jogos antigos

Tradições

SALTAR À corda, brincar ao jogo do cântaro ou ao monte, foram algumas das actividades promovidas pela autarquia durante as férias de Páscoa. À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal da Nazaré lançou aos jovens o desafio de descobrir os jogos dos seus pais e avós, através da iniciativa “Brincar é Tradicional”. Aproveitando as férias escolares, o executivo camarário instalou uma tenda na praia, junto ao Posto de Turismo, que funcionou como um grande espaço de recreio para as crianças, onde, para além dos jogos tradicionais, foi possível participar em divertidos ateliers como a construção de flores, pintura, “face painting”, construção de instrumentos musicais e execução de máscaras de gesso, entre diversas actividades plásticas. Construção de brinquedos ópticos, pintura de casinhas regionais e reciclagem e reutilização de materiais foram outras das actividades realizadas pela juventude.

Author: Jornal

Ver mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Close