Destaques Home xNazaré

Nazaré domina candidaturas a prémio de ondas gigantes

Das 40 nomeações aos prémios do Big Wave Awards 2017, onze são de ondas surfadas na Nazaré.

A organização anunciou, há poucas horas, as melhores ondas do mundo nas categorias Billabong Ride of The Year; Paddle Award Nominees, Tube of the Year; TAG Heuer XXL Biggest Award Nominees, TAG Heuer Wipeout of the Year, Surfline Best Overall Performance, e Women’s Best Performance, surgindo a Nazaré em grande destaque, e em quase todas as categorias.
Os vencedores serão escolhidos no dia 29 de abril. A Nazaré está representada no Billabong Ride of The Year com Lucas “Chumbo” Chianca (Rio de Janeiro, Brazil) – Nazaré, Portugal Dezembro 22, 2016; e Francisco Porcella (Sardegna, Italy) – Nazaré, Portugal Fevereiro 28, 2017.
Para o prémio “Paddle Award”, a Nazaré surge na lista de nomeados com Trevor Sven Carlson (Haleiwa, Hawaii, USA) – Nazaré, Portugal Dezembro 17, 2016; Lucas “Chumbo” Chianca (Rio de Janeiro, Brazil) – Nazaré, Portugal Dezembro 22, 2016; e Jamie Mitchell (Currumbin, Queensland, Australia) – Nazaré, Portugal on December 20, 2016.
Já na categoria “TAG Heuer XXL Biggest Award”, a Nazaré está nomeada através de Trevor Sven Carlson (Haleiwa, Hawaii, USA) – Nazaré, Portugal Dezembro 23, 2016; Francisco Porcella (Sardegna, Italy) – Nazaré, Portugal Fevereiro 28, 2017; Sebastian Steudtner (Nuremberg, Germany) – Nazaré, Portugal Outubro 24, 2016; e Hugo Vau (Terceira, Azores, Portugal) – Nazaré, Portugal Outubro 24, 2016.
No TAG Heuer Wipeout of the Year, é Tom Lowe (St. Ives, Cornwall, United Kingdom) – Nazaré, Portugal Outubro 24, 2016, quem leva o nom da Praia do Norte à lista de nomeados.
Na categoria “Mulheres melhor performance”, Justine Dupont (Lacanau, France) surge também com uma onda apanhada na Nazaré.
“É uma grande satisfação assistir ao domínio da Nazaré nas nomeações para os Big Wave Awards 2017, em quase todas as categorias. Não é o primeiro ano, e acredito que, no futuro, a Nazaré, continuará a afirma-se como o Surf Spot Mundial de excelência”, disse Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal.
Para o autarca “este conjunto de nomeações para os óscares do surf mundial, reforçam a justeza da aposta do Município na realização do evento “Nazaré Challenge”, evento que coorganizamos com a World Surf League”, e que se realizou, pela primeira vez, em Portugal.
“Este investimento, que continuará no futuro, trouxe benefícios económicos a todo o concelho, garantindo, ao mesmo tempo, a afirmação da Nazaré no contexto internacional do desporto e do turismo”.
A aposta do atual executivo era a de realizar na Nazaré um evento internacional sob a chancela da WSL, o que aconteceu com o Nazaré Challenge, o maior evento de ondas gigantes em Portugal, e cujo retorno em comunicação e promoção ascendeu aos sete milhões de euros.
“Confirma-se, hoje, que a Nazaré dá um contributo incontrolável e inestimável à promoção internacional do país que tem vindo a escolher o surf como um dos elementos para a sua promoção”, declarou o autarca.
A expetativa do autarca é que a entrega dos prémios, em cerimónia marcada para 29 de abril, em Huntington Beach, na Califórnia, seja “mais uma sessão de grande afirmação internacional da Nazaré enquanto destino e ‘spot’ de surf”, concluiu.
Título-Hugo Vau orgulhoso com nomeação para onda gigante e com domínio da Nazaré
O surfista Hugo Vau assumiu estar “orgulhoso” com nomeação para o galardão XXL de maior onda gigante da Liga Mundial de Surf (WSL), que considerou ser “uma prova da qualidade dos atletas portugueses”.
“É já um feito inédito, é a segunda vez que sou nomeado. Isso é ótimo, é um orgulho para mim e o culminar de muito trabalho”, disse Hugo Vau .
O surfista, de 39 anos, entende que a nomeação é também “uma prova da qualidade dos atletas portugueses, que começam a marcar presença assídua neste tipo de prémios”.
Hugo Vau, que concorre ao prémio com uma onda apanhada em 24 de outubro de 2016, admite não ter expectativas quanto a uma possível vitória, porque “é tudo muito aleatório”, mas assume ter “alguma esperança”.
O surfista português, que já esteve nomeado para o prémio em 2014, destacou ainda o facto de a Nazaré dominar as nomeações para o prémio XXL: “A Nazaré tem-se afirmado como um dos maiores, se não o maior, palco mundial de ondas grandes, tem um potencial imenso”.

Author: Dina Teresa

Ver mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Close