Destaques Home xNazaré

Conclusão do 3º núcleo do Museu (Vivo) do Peixe Seco

Câmara entrega chaves da zona de lavagem do peixe às utilizadoras

Está pronto para ser usado o espaço onde passará a ser feita a preparação do peixe que é colocado no estendal, frente ao Centro Cultural da Nazaré (antiga lota). As chaves das instalações para lavagem e preparação do peixe foram entregues pelo Presidente da Câmara, Walter Chicharro, às peixeiras que as utilizarão.
“Fecha-se o processo de construção do Museu do Peixe Seco, com a abertura oficial do 3º núcleo museológico, que é constituído pelo estendal e pelo Centro Interpretativo. O meu projeto político sempre se guiou por aliar a ancestralidade com a contemporaneidade da terra. No momento em que registamos o enorme sucesso turístico, por força da promoção que fazemos e da notoriedade das ondas, através da Praia do Norte, é fantástico disponibilizar um espaço para uma arte ancestral que tanto diz aos nazarenos, a seca do peixe”, declarou Walter Chicharro no ato de entrega dos acessos ao espaço.
Abrigado, inserido num espaço requalificado do edifício da antiga lota, está equipado com pias e baldes para a colocação dos restos de peixe, que serão recolhidos semanalmente por uma empresa de limpeza, o 3º núcleo do Museu (Vivo) do Peixe Seco fecha uma intervenção na preservação de uma tradição quase única no país. Quinze peixeiras irão utilizar aquelas instalações.
Representa um investimento superior a 100 mil euros por parte da Câmara da Nazaré.

Author: Dina Teresa

Ver mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Close