Nazaré

Aprovada proposta da CDU “Circuitos Curtos de Abastecimentos de Pescado”

A pesca na Nazaré foi o tema central de uma proposta apresentada pela CDU à Assembleia Municipal a quem propôs o aproveitamento do pescado da Nazaré para o fornecimento de entidades locais.

A desvalorização do pescado na primeira venda em lota, a reduzida procura na lota da Nazaré que “faz com que o mercado não funcione efetivamente” e onde “algumas espécies atingem valores irrisórios” levaram a Coligação a sugerir que o abastecimento de pescado de qualidade a organizações da Economia Social (ACISN e seus associados; Confraria; Centros Sociais; Escolas; Cerci; etc).
“Havendo interesse de cooperativas de consumo da região em ser abastecidas de pescado fresco da Nazaré, e sabendo que estão em curso candidaturas a fundos europeus para a estruturação das comunidades mais dependentes do mar e das pescas, e percebendo o peso sociocultural que esta actividade tem na nossa comunidade; propõe-se o envio desta proposta ao executivo municipal”, lê-se na proposta.
O objetivo da iniciativa da CDU é submeter a sua proposta a uma candidatura que vise apoiar um projeto que desenvolva o conceito de “Circuitos Curtos de Abastecimentos de Pescado” directamente do produtor ao consumidor.
“Parece-nos a única forma de evitar um problema que, para além de económico, é um enorme problema social que cada vez mais se acentua”.

Author: Dina Teresa

Ver mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Close